quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O surgimento de uma nova classe social: A Burguesia


Com as Cruzadas surgiram as primeiras rotas comerciais formadas pelos antigos cavaleiros. Durante esse período, estes mesmos mercadores, como forma de proteção, começam a construir cidades protegidas por muralhas, conhecidas como burgos. Os burgos abrigavam também os camponeses, que com a decadência do feudalismo e conseqüente perda de poder dos senhores feudais, deixam os feudos e buscam refúgio nestas fortalezas. Originalmente o termo burguês.
Nos séculos XVII e XVIII a burguesia teve grande importância no declínio do sistema absolutista apoiando diversas revoluções, que ficariam conhecidas como revoluções burguesas, como, por exemplo, a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa, deixando assim, o caminho livre para a expansão do capitalismo e para a propagação da “filosofia burguesa”, da qual se originaram os conceitos de livre comércio, liberdade pessoal, direitos religiosos e civis. Conforme o comércio e a economia se expandiam, crescia também o poder e o domínio desta classe, fato que foi consolidado com a Revolução Industrial no século XVIII; a partir deste ponto o capitalismo industrial se afirma como sistema econômico mundial e a divisão da sociedade entre burguesia e proletariado se torna ainda mais evidente.

2 comentários:

Unknown disse...

ola pessoal...recisava fazer uma pesquisa sobre isso e me ajudou muitao..parabenss....ta muito bem organizado...muito bem expresso...agora vou visitar sempre ...coloquem algo sobre o iluminismo ( burguesia chega ao poder) pq eu to precisando...parabens mais uma vez..
bjos

Unknown disse...

muito bom hehe esse trabalho de vcs merece um 10 no minimo hehe bjos